12 de novembro de 2017

A musica cura

Bom dia,galera
Tudo bem com vocês?
Espero que sim
Hoje eu vir falar um pouquinho sobre a musica que cura todos males da nossa vida...
Há canções ligadas à infância,à juventude,ao primeiro amor,a uma grande tristeza,ao casamento. Todas essas musicas compõem a memoria musical de uma pessoa e podem despertar emoções cruciais para a melhora de certas condições de saúde.
"Quando utilizamos musicas relacionadas à historia de um portador de Alzheimer,por exemplo,essa pessoa consegue relembrar fatos com detalhes:isso não viria à tona,caso indagássemos aquele paciente".
Explica Cléo Correia,musicoterapeuta.
 O trabalho mostra que pacientes internados apresentaram melhora significativa de humor quando são submetidos a um repertorio musical personalizado,criado a partir de seus próprios gostos musicais.
"99% dos pacientes dizem que se sentem muito melhor"
 Comenta Maristela Smith,professora,fundadora e coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação de musicoterapia e da Clinica-escola de Musicoterapia da FMU.
A musica pode ser usada no auxilio da saúde de duas formas:preventiva ou terapêutica,segundo explica Smith. Na primeira situação,ela é aplicada em atividades recreativas com crianças,jovens,adultos e idosos saudáveis. No segundo caso, em que há níveis mais intensos de trabalho,pode ajudar a minimizar os sintomas de Parkinson e Alzheimer.ajudar portadores de deficiência mental,colaborar na recuperação de problemas motores,pacientes com câncer,além de casos de depressão e estresse,entre outros.
"Os sons estimulam a mente porque atingem,ao mesmo tempo,o hemisfério direito,ligado à criatividade,e o esquerdo,do raciocínio."
Diz Smith
 Mozart para crianças
Cléo Correia,da Unifesp,realizou um estudo com crianças que sofrem de epilepsia grave, conhecida como síndrome de Lennox-Gastaut.
Nesses casos,ocorrem espasmos constantes, e a medicação dificilmente surte efeito duradouro. Os pesquisadores,então,recorreram a Mozart para auxiliar as crianças:
"Intercalamos as musicas com silencio,e percebemos que os espasmos diminuíam"
 Relata a musicoterapeuta
"A musica tem um impacto direto e mensurável no estado mental,resposta biológica ao estresses,sensação de dor,ação cardíaca,pressão sanguínea,níveis de hormônio,produção de morfinas,adrenalina e atividade elétrica cerebral".
Sintetiza Ralph Spintge,presidente da Sociedade Internacional de Musica na Medicina,em Ludenscheid,Alemanha.

Há varias maneiras de usar a musicas,e a cura é uma delas. Se pode usar a musica como terapia tanto ouvido musicas do seu gosto escolhido,como escrevendo suas próprias canções.
Bom galera,esse foi mais um post relacionado a musica,quem gostou deixa um comentário falando sobre as musicas que curte quando relaxa a mente ou aquela que mais curte.
Até o próximo post
Beijos
Tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT © 2017 WWW.CANTINHODAAAMANDA.BLOGSPOT.COM.BR