19 de novembro de 2017

Especial da Consciência Negra: Colorismo

Ola pessoal,Tudo bem com vocês?
Espero que sim..
Hoje eu vir falar de um assunto meio que importante que esta elencado no Especial da Consciência Negra com algumas blogueiras,espero que gostem desse assunto Colorismo.

Colorismo: O que é?

O colorismo é uma pigmentocracia que significa uma discriminação pela cor da pele, é bastante comum em países que sofreram bastante com a escravidão, pois as pessoas são discriminadas caso forem mais escuras do que o padrão estipulado pela sociedade.O termo colorismo foi cunhado em 1982 pela escritura e ativista negra Alice Walker, autora de “A cor púrpura”, pois a forma de manifestação do racismo é simples: somos avaliados socialmente pela nossa aparência e cor todo o momento para assim, determinarem se nos encaixamos nos padrões impostos pela sociedade que são indivíduos brancos, loiros, de olhos claros e cabelos lisos, pois esses desfrutam de privilégios, já os negros não.
A raça e a cor são níveis dentro do sistema de discriminação gerado há décadas, pois o primeiro conceito é subjetivo e muitas vezes controverso, pois sabemos que é aplicado em pessoas não brancas, como a sociedade deseja que siga o padrão, e caso não se encaixe é discriminado racialmente.
O racismo pode ser sofrido por pessoas latinas, asiáticas, já o colorismo é uma manifestação subsequente do racismo, onde caso a pessoa tiver a pele mais escura do que no padrão estabelecido.
O Colorismo também se apresenta como arma do racismo quando lança um véu sobre ele e impede pessoas negras de se enxergarem como tais, pois sãos criados para que haja rejeição da visão de ser negro na própria pele, pelos traços, roupas, cabelos e etc.
Não ser identificada como negra passou a me incomodar e também incomodar o movimento negro quando entendi que o Brasil e outros países querem embranquecer a população.
A dificuldade de se auto identificar como negra se dá devido à miscigenação que por muito tempo foi usada com o intuito da própria população.
Ser negro é um fator importante para lidarmos com a branquitude e os meios que ela atua, porém devemos estar atentos para o racismo, pois ele é muito mais presente nos dias atuais, pois constantemente a agressividade que pessoas de pele escura passam é maior, pois fenótipo que mais se aproxima é aquele mais execrado, cabelo crespo que é diferente do que a sociedade é a acostumada a ver.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) usa de artifícios para dividir e classificar a raça da população, fazendo com que a parcela negra, não se reconheça como tal. Pardos, Morenos… São todos negros!
Existem violências raciais que pessoas brancas jamais sentirão, então devemos reconhecer nosso lugar e a nossa luta pois ela é fundamental, ao lado de irmãs e irmãos igualmente negros nossa voz soa mais alto para aquele inimigo em comum: O Racismo.
Espero que tenha gostado desse post,pois fala de um assunto que a sociedade em si não liga,pois divide a classe de negros como se fosse cor de lápis,diferente da classe branca.
Bom espero ter ajudado bastante no dia de hoje com esse post e também para as pessoas saberem que os negros não tem diferença nenhum em relação a cor da sua pele.

Ate o próximo post
Beijos 
tchau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
COPYRIGHT © 2017 WWW.CANTINHODAAAMANDA.BLOGSPOT.COM.BR