13 de setembro de 2017

Hoje vamos falar sobre a HOMOFOBIA

O assunto de hoje é meio polemico em relação aos olhos da sociedade,pois tem algumas pessoas que não aceita,falam que é pecado,que pessoas assim vão pro inferno, pois Deus não fez homem com homem ou mulher com mulher.
 E isso cada vez cria adeptos com essa informação.
Mais por outro lado tem pessoas que apoiam e bater de frente com essa questão de discriminação,falando para cada um respeitar o próximo,como diz um dos mandamentos de Deus:Amarás o próximo como a si mesmo...


O que é Homofobia?
Homofobia significa aversão irreprimível,repugnância,medo,ódio,preconceito que algumas pessoas,ou grupos nutrem contra os gays,as lésbicas,as(os)bissexuais e transexuais.
Muitas vezes aqueles que guardam estes sentimentos não definiram completamente sua identidade sexual,gerando duvidas e revoltas,que são transferidas para aqueles que já definiram suas preferencias sexuais.
Etimologicamente,a palavra"Homofobia" é composta por dois termos distintos:Homo,o prefixo de homossexual,eo grego phobos,que significa"medo","aversão" ou "fobia".
O individuo que pratica a homofobia é chamado de HOMOFÓBICO.

Sociedade Heteronormativa:
Podemos entender a homofobia,assim como as outras formas de preconceito,como uma atitude de colocar a outra pessoa,no caso,o homossexual,na condição de inferioridade,de anormalidade,baseada no domínio da logica heteronormativa,ou seja,da heterossexualidade como padrão,norma.
A homofobia é a expressão do que podemos chamar de hierarquização das sexualidades.
Todavia,deve-se compreender a legitimidade da forma homossexual de expressão da sexualidade humana.


Afeto e Cultural
Podemos entender então que a homofobia compreende duas dimensões fundamentais:de um lado a questão afetiva,de uma rejeição ao homossexual,de outro,a dimensão cultural que destaca a questão cognitiva,onde o objeto do preconceito é a homossexualidade como fenômeno,e não o homossexual enquanto individuo.
Ou seja,há pessoas homofóbicas que são contra a cultura gay e não os próprios gays.


Como lidar com a lei
Apesar de a Constituição Brasileira não citar especificamente a homofobia como um crime,o artigo 3° item IV indica que um dos objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil é "promover o bem de todos,sem preconceitos de origem,raça.sexo,cor,idade e quaisquer outras formas de discriminação."

Direitos Conquistados:
Em maio de 2011,o Supremo Tribunal Federal reconheceu a legalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.
A decisão retomou discussões acerca dos direitos da homossexualidade,alem de colocar a questão da homofobia em pauta.
Apesar das conquistas no campo dos direitos,a homossexualidade ainda enfrenta preconceitos.


O que fazer??
Assim sendo,a homofobia pode ser contemplada como uma outra forma de discriminação podendo ser classificada com um crime de ódio,podendo e devendo ser punida,pois tendo o reconhecimento legal da união homoafetiva não foi capaz de acabar com a homofobia,nem protegeu inúmeros homossexuais de serem rechaçados,muitas vezes de forma violenta.








A luta ainda não acabou,pois ela ainda esta no inicio de muitas coisas que vão aparecer para ser enfrentadas de cabeça erguida,não devemos nos calar quando houver injustiças...

Bom tomara que vocês gostem pois falar um pouquinho do tema Homofobia.
Beijos ate a próxima 
Tchau...

19 comentários:

  1. Podemos ver um pouco da homofobia na novela "A força do querer" com a personagem Ivana/Ivan que está sofrendo os preconceitos da sociedade por se assumir trans.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza
      A sociedade ainda e machista,racista e homofóbica pois não entender o que acontece com as pessoas que não se encaixa naquele padrão que tem que ser homem e mulher e pronto
      Mais com lutas e lutas isso vai ser combatido

      Excluir
  2. Muito bom, você ter abordado esse tema nos seu blog! Eu não suporto o preconceito seja qual for sua face. Acredito que o meu direito começa onde termina o do outro e vice e versa. Veja bem aí esta o ponto de partida pra todos se respeitarem, pena que não é assim que acontece! Pessoas que julgam o tempo todos sem ter conhecimento sobre o que estão julgando, é muito triste essa n realidade nossa. E essa causa dos LGBTS tem meu total apoio, sabe porque?? Nunca conheci pessoas tão alegres, bem humoradas, alto astrais, seguras, cheias de vida e desencanadas quanto eles! O mundo precisa de mais de pessoas assim!

    Beijos e sucesso!

    www.deixameser.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua opinião
      Sabendo que ainda temos lutas e lutas viu
      Pois a nossa sociedade está cheia de preconceitos que deve ser combatidos para o bem de todos

      Excluir
  3. ola tudo bem ? as pessoas não cuidam nem da vida delas querem dar opinião ou condenar a opção sexual dos outro, respeito em primeiro lugar. Naõ ao preconceito e a Homofobia. Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Acho que cada um deveria ser livre para fazer o que quiser de sua vida, mas na prática ainda não é assim que acontece, e preconceito sempre terá, não tem jeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim,mais ainda existe pessoas que não entende isso que sempre vai atacar as outras que não segue o padrão imposto pela sociedade como o de se relacionar com uma mulher ou homem,pois a sociedade acha o certo que é homem com mulher e não homem com homem ou mulher com mulher..

      Excluir
  5. Interessante, um post informativo e apelador :D Respeito é o que se deve ter, pois ninguém tem culpa de ser quem é :D O preconceito morreu de velho, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim
      São poucos lugares que mostram isso como eu fiz
      Pois devemos parar pra pensar e refletir e por no lugar do outro.

      Excluir
  6. Oi!
    Homofobia, assim como preconceito de modo geral, é um tema que deve sempre estar em pauta e ser abordado de forma clara e transparente pois é um problema real enfrentado por uma parte significativa da população. Intolerância é um mau a ser combatido diariamente por qualquer um que deseje uma sociedade mais liberta e igualitária, por isso posts como o seu possuem tanta relevância.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Veio vou da minha opinião sobre o tema não tenho nada contra cada um faz o q quer com seu corpo. O importante é ser feliz.

    ResponderExcluir
  8. Olá !
    Parabéns pelo post,muito esclarecedor! Precisamos desde cedo a ensinar as crianças que elas não tem nada a ver com o coleguinha. NADA A VER,com a cor,religião,ou sexualidade,você não tem que concordar e muito menos dar opinião da vida dos outros,vc tem que respeitar e pontp final. Infelizmente o caminho contra o preconceito ainda é muito grande. Mas nós heterossexuais também temos que "ajudar" nessa luta,não ficando calado perante situações de preconceito e muito menos Não passar a mão em amigos que fazem comentários preconceituosos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post. Toda manifestação que venha a enfrentar esta terrível onda de intolerância precisa ser potencializada. Muita vibe positiva por um mundo onde o amor seja regra.

    ResponderExcluir
  10. hj mesmo sai de um grupo no whats em que o pessoal começou a falar merda sobre LGBT e pra nao me estressar nem gastar argumento com gente idiota, preferi me poupar e sair da discussão, que nao ia me agregar em nada, além de dar raiva...
    o que tem de gente que se baseia em biblia pra julgar o próximo não tá no gibi... andei tomando abuso de instituições religiosas que gostam de cagar regra na vida alheia... enfim..
    acho super válida a discussão saudável, mas partir pra argumentação falaciosa e preconceituosa nao dá mesmo pra mim...

    super curti a postagem...
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Vou partilhar o post! Tudo que fale sobre homofobia deve ser lido por todos!

    ResponderExcluir
  12. Sei lá, acho que a vida seria tão menos complicada se cada um cuidasse da própria vida, mas não as pessoas parecem achar que tem que dar palpite em tudo, já tive vários amigos gays e sempre os tratei normalmente, sao gente como a gente.

    ResponderExcluir
  13. Amanda acho isso de religão contoveriso, sou catolica contudo acredito que Deus é misericordioso. Então entre uma pessoa que mata, abusa de crianças e alguém que o unico "defeito" é amar alguém do mesmo sexo. Ele vai perdoar o que mata e julgar o que ama. Eu ñ acredito nisso. E sim temos que respeitar as escolhas das pessoas, tenho amigos gays que sofrem com o preconceito da sociedade. Acho que temos que ter mais amor no coração e menos julgamente.

    Adorei seu blog, e o tema do seu post 😘

    ResponderExcluir
  14. Oi Amanda!!
    Primeiro eu queria te dar os parabéns pela iniciativa de escrever sobre o tema. Hoje em dia até expressar nossa opinião sobre o tema já é difícil.
    Eu sou da simples opinião: cada um faz o que quer da sua vida. As pessoas tem que parar de quererem ficar tomando conta da vida alheia. Tem tantas outras coisas que precisam ser discutidas e resolvidas e vem o povo querer encontrar 'defeito' onde não existe!!
    Respeito. É disso que a sociedade toda precisa. Respeitar é o primeiro passo para tudo!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT © 2017 WWW.CANTINHODAAAMANDA.BLOGSPOT.COM.BR