5 de outubro de 2017

Feminicidio,Entenda mais sobre ele!!!!


Ola!Estão tudo bem?Que ótimo!
Hoje eu irei falar sobre o Feminicidio,algo horrível que não é muito falado atualmente.

Introdução ao Feminicidio


Memorial para uma mulher morta no Chile em 2007.

Femicidio ou Feminicidio é um termo de crime de ódio baseado no gênero,amplamente definido como o assassinato de mulheres,mas as definições variam dependendo do contexto cultural.
A autora feminista Diana E.H.Russell foi uma das primeiras a usar o termo e atualmente define a palavra como "a matança de mulheres por homens,porque elas são mulheres".Outras feministas colocam enfase na intenção ou proposito do ato que esta sendo dirigindo as mulheres especificamente porque são mulheres;Outros incluem a morte de mulheres por outras mulheres.
Muitas vezes,a necessidade de definir o assassinato de mulheres separadamente do homicídio em geral é questionada.
Os críticos argumentam que mais de 80% de todos os assassinatos são de homens,então o termo coloca demasiada enfase no assassinato menos prevalente de mulheres.Alem disso,o estudo do feminicidio é um desafio social.
Um termo alternativo oferecido é genocídio que é mais ambíguo e inclusivo.No entanto,algumas feministas argumentam que o termo perpetra o tabu do sujeito do assassinato de mulheres.
Feministas também argumentam que os motivos para feminicidio são muito diferentes do androcidio,que vai alem da misoginia,criando um clima de terror que gera a perseguição e morte da mulher a partir de agressões físicas e psicológicas dos mais variados tipos,como abuso físico e verbal,estupro,tortura,escravidão sexual,espancamentos,assedio sexual e moral,mutilação genital e cirurgias ginecológicas desnecessárias,proibição do aborto e da contracepção,cirurgias cosméticas,negação da alimentação,maternidade e esterilização forçadas.
Em vez estarem centrados na violência nas ruas,grande parte dos feminicidios acontecem dentro de casa.

Definição
Há autoras e autores que se baseiam na terminologia usada por Jill Radford e Diana Russel,em Femicide:The Politics of Woman Killing,de 1992. Marcela Lagarde,antropóloga e feminista mexicana,utiliza a categoria feminicidio,que significa assassinato de mulheres( termo homologo ao homicídio),mas acrescentando a ele uma significação politica: a de genocídio contra as mulheres.
O feminicidio constitui uma categoria sociológica claramente distinguível que tem adquirido especificidade normativa a partir da Convenção de Belém do Pará,a Convenção Interamericana para Prevenir,Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher,adotada pela Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos(OEA) em 09 de junho de 1994 e ratificada pelo Brasil em 27 de novembro de 1995.
Segundo Rita Laura Segato,a tentativa de Marcela Lagarde de separar as duas definições não foi efetiva,tendo em vista que os dois termos são usados indistintamente nos trabalhos sobre o tema.
De maneira politica,as duas categorias,femicidio e feminicidio,tem sido utilizadas para descrever e denunciar mortes de mulheres em diferentes contextos sociais e políticos.
Há autores que consideram "feminicidio"como uma variante de "femicidio",tendo em vista que a definição inicial é bastante abrangente.

Historia
A expressão femicidio ou femicide como formulada originalmente em inglês é atribuída a Diana Russell,que a teria utilizado pela primeira vez em 1976,durante um depoimento perante o Tribunal Internacional de Crimes contra Mulheres,em Bruxelas.
Posteriormente,Diana Russell e Jill Radford escreveram o livro Femicide:The Politics Of Woman Killing que se tornou uma das principais referencias para os estudiosos do tema.
A categoria"femicidio"ou "feminicidio"ganhou espaço no debate latino-americano a partir das denuncias de assassinatos de mulheres em Ciudad Juarez,México,onde,desde o inicio dos anos 1990,praticas de violência sexual,tortura,desaparecimentos e assassinatos de mulheres tem se repetindo em um contexto de omissão do Estado e consequente impunidade para os criminosos,conforme denuncias de ativistas politicas.
Em relação à bibliografia disponível sobre a temática do feminicidio,grande parte do material é composta de relatórios feitos por ONGs feministas e agencias internacionais de defesa dos direitos humanos,como a Anistia Internacional,e outras.
São trabalhos cujo objetivo é dar visibilidade a essas mortes e cobrar dos Estados o cumprimento dos deveres assumidos na assinatura e ratificação de convenções e tratados internacionais para a defesa dos direitos das mulheres.
Na America Latina,as duas principais convenções são a Convenção de Belém do Pará(OEA,1994)e a Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres(1979).

Brasil

Em solenidade no Palácio do Planalto,a ex-presidente Dilma Rousseff.

O feminicidio é crime previsto no Código Penal Brasileiro,inciso VI,§2°,do Art.121,quando cometido "contra a mulher por razões da condição de sexo feminino".O§2°-A,do art.121,do referido código,complementa o supracitado inciso ao preceituar que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:I-violência domestica e familiar(o art.5°da lei n°11.340/06 enumera o que é considerado pela lei violência doméstica);II-menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
O feminicidio foi incluído na legislação brasileira através da lei n°13.104,de 2015.
Muitas vezes popularmente ainda chamado de "crime passional".

Caracteristicas do Feminicidio
.São mortes intencionais e violentas de mulheres em decorrência de seu sexo;
.Não são eventos isolados na vida das mulheres,porque são resultados das diferenças de poder entre homens e mulheres nos diferentes contextos socioeconômicos em que se apresentam e,ao mesmo tempo,condição para a manutenção dessas diferenças.
.Para a qualificação de feminicidios é necessária a superação de duas dificuldades:a equiparação entre os feminicidios e os popularmente chamados de crimes passionais e a demostração de que as mortes de mulheres são diferentes das mortes que decorrem da criminalidade comum,em particular das mortes provocadas por gangues e quadrilhas.
.Umas das grandes dificuldades para se qualificar os crimes de gênero é a falta de dados oficiais que permita se conhecer o numero de mortes de mulheres e os contextos em que elas ocorrem. Outra dificuldade é a ausência da figura jurídica "femicidio"na grande maioria dos países,inclusive no Brasil.
.Femicidios ou Feminicidios devem ser distinguidos dos crimes de gênero que são praticados contra a mulher em ambientes privados,por abusadores conhecidos de suas vitimas.
A exploração das causas e dos contextos em que são cometidos esses crimes e a identificação das relações de poder que levam ao seus acontecimentos.

Tipos de Feminicidios.

.Feminicidio intimo:Aqueles crimes cometidos por homens com os quais a vitima tem ou teve uma relação intima,familiar,de convivência ou afins.Incluem os crimes cometidos por parceiros sexuais ou homens com quem tiveram outras relações interpessoais tais como maridos,companheiros,namorados,sejam em relações atuais ou passadas.
.Feminicidio não intimo:são aqueles cometidos por homens com os quais a vitima não tinha relações intimas,familiares ou de convivência,mas com os quais havia uma relação de confiança,hierarquia ou amizade,tais como amigos ou colegas de trabalho,trabalhadores da saúde,empregadores.
Os crimes classificados nesse grupo podem ser desagregados em dois subgrupos,segundo tenha ocorrido a pratica de violência sexual ou não.
.Feminicidio por conexão:são aqueles em que as mulheres foram assassinadas poque se encontravam na "linha do fogo"de um homem que tentava matar outra mulher,ou seja,são casos em que as mulheres adultas ou meninas tentam intervir para impedir a pratica de um crime contra outra mulher e acabam morrendo.
Independem do tipo de vinculo entre a vitima e o agressor,que podem inclusive ser desconhecidos.




Bom,espero que vocês tenham entendido um pouquinho mais sobre esse tema terrível que assombra nossa sociedade.
Muito Obrigada por ter lido e ate a proxima
Tchau!!



3 comentários:

  1. Esse é um dos vários assuntos que devem ser tratados e levados a sério pela sociedade. Gostei do post, mas acho que seria mais interessante colocar as imagens dividindo o texto para não ficar cansativo de ler. #dica

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post!
    Espero que no futuro toda e qualquer violência praticada contra mulheres tenha fim! Basta!
    Beijo!
    Lú - Blog Eu fico linda

    ResponderExcluir

 
COPYRIGHT © 2017 WWW.CANTINHODAAAMANDA.BLOGSPOT.COM.BR